quinta-feira, 15 de julho de 2010

Noticias da Irmã NEIVA DA ROSA






Irmã Neiva da Rosa (Neivinha) Partilhando o curso missionário!

Do dia 01 a 30 de Junho de 2010, o Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), promoveu o Curso de Integração dos Novos Missionários que chegaram em Angola nos últimos anos, as aulas aconteceram todos os dias no período da manhã no horário das 08:00 às 12:30hs. Éramos um grupo de 27 pessoas, sendo dois padres portugueses, um padre Togolês, um Camaronês, um padre e duas irmãs indianos, uma irmã mexicana, e grupo que predominou foi o dos brasileiros e brasileiras, sendo cinco leigos e dezenove religiosos e religiosas de diversas Congregações.
Tivemos diversas disciplinas, concentrando-se a maior parte sobre a História de Angola, História da Evangelização de Angola, Estudo Sócio-Cultural de Angola, Religiões Africanas e Valores Culturais Bantu, e Teoria da Missão e Inculturação, ainda foi proporcionado todos os dias no período de cinquenta minutos Línguas Nacionais, sendo optativa entre Kimbundu, Umbundo e Kikongo, as demais disciplinas foi, mais a título de informação sendo elas: História da Evangelização Protestante, Directório Pastoral, Saúde e Doenças em Angola, Educação e Escolas Católicas em Angola, Análise Económica dos últimos tinta anos, Análise Política dos Últimos trinta anos, Cultura e Seitas, Ordenamento Jurídico Angolano e Informações sobre a Conferência dos Religiosos Masculinos e Femininos de Angola.
Ressalto em primeiro lugar a importância do Curso como espaço de integração mesmo, a nova cultura, a nova realidade. Sinto que foi importante pelo fato, de que muitas perguntas e inquietações que estavam dentro de nós todos, diante do dia a dia que vamos nos deparando com fatos, situações e acontecimentos, a partir da realidade e dos espaços onde estamos inseridos, então somamos forças porque todos nós estávamos no mesmo barco ainda colocando aos poucos os pés no chão, somente uma pessoa que está em Angola há dois anos, mas o restante todos éramos pessoas que chegaram em Angola a partir do mês de agosto de 2009. Estamos conhecendo, aprendendo e desaprendendo ainda.
Destaco como importante conhecer a história, a questão sócio-cultural e a cultura Bantu. Ressalto a análise política e económica, que mostram avanços e todo o processo de reconstrução nacional em especial nesses últimos anos depois do acordo de paz, e que Angola é um país que está dentro de um grande processo de mudanças e perspectivas.
Encerramos com muitos elementos que nos ajudarão a entender, compreender e respeitar esta cultura e realidade isto nos faz renovar e assumir o compromisso de viver e conviver num espírito de sonho e esperanças que já foram muito semeados neste chão e que certamente cada um de nós é convidado e convidada a contribuir neste processo. Num espírito de fraternidade, o encerramento aconteceu com uma celebração eucarística e almoço partilhado e agradecidos, ao ICRA, aos professores que estiveram conosco e as nossas comunidades religiosas que nos proporcionaram este espaço de integração e participação.
Luanda julho de 2010-Ir. Neiva Terezinha da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog