quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SEMINÁRIO SOBRE JUVENTUDES

“A Juventude é uma boa escola. Sempre chega o tempo em que você consegue dominar tuas capacidades e dar a exata medida às coisas, e você verá que mesmo os teus maiores erros e frustrações se tornarão para ti excelente tesouro no caminho da tua evolução e realização pessoal.” ( Augusto Branco)

De 20 a 22 de agosto realizou-se em Salvador, no CTL de Itapuã o seminário de Juventudes, com assessoria de Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap, assessor nacional da juventude. Éramos 90 pessoas, 75 religiosas, 15 religiosos e 5 leigos da PJ.
O Frei Rubens apresentou para o nosso núcleo o projeto Juventudes, inspirado no capítulo 24 do Evangelho de Marcos, dividido em 4 momentos em que no ano de 2008 fomos convidados/as a nos deixar FASCINAR pela juventude, em 2009 FASCINAR E ESCUTAR a juventude, em 2010 FASCINAR, ESCUTAR e DISCERNIR como nos aproximarmos da juventude e promover vida e 2011 FASCINAR, ESCUTAR, DISCERNIR E CONVERTER, nos convertermos em relação a juventude, buscar novos caminhos.
A dinâmica utilizada no seminário foi a reflexão de três perguntas:
• Como nos percebemos em relação à juventude enquanto VR?
Reconhecemos que como Vida Religiosa estamos distantes das juventudes (diversas maneiras de ser jovem), algumas irmãs desenvolvem alguns trabalhos por identificação pessoal e há congregações que por terem obras tem alguns projetos que beneficiam os jovens, contudo só atingimos os jovens ligados ao meio eclesial e com ações isoladas.
• Como a juventude nos percebe?
Muitos jovens vêem a VR como pessoas distantes, preocupadas em falar bem, sem tempo, triste, cansada, envelhecida; outros como pessoas humildes, que inspiram confiança, capazes de escutar, companheiras e sinal do sagrado.
A juventude deseja que o encontro conosco leve ao encontro com o Deus, mas tem aversão a instituição; a VR entre os jovens deve ser Deus que usa calça jeans, calça havaiana e tem o pé no chão ou então não vai atingir a juventude nunca. (Pablo 17 anos).
Segundo o assessor as pesquisas mostram que a maioria dos jovens tem a religião como referência e somos religiosos/as, mas não conseguimos atingi-los. O que deixamos de fazer que não atrai a juventude? E o que fazemos que os/as jovens se afastam?
É importante trabalhar com os /as jovens na gratuidade, com real interesse em suas vidas e não nas necessidades de nossas ordens e congregações.
Em seguida Frei Rubens apresentou as diversas portas de acesso à juventude citadas por J.B. Libânio: prazer, liberdade, presente, futuro, religião, droga e violência, mundo virtual, corpo. E acrescentou a terceira pergunta:
• E nós como acessamos a juventude?
Através da religião, da música, cultura, esporte lazer, meio acadêmico, profissional, e a solidariedade.

Foram convidados alguns jovens para compor uma mesa redonda e nos ajudar em alguns questionamentos. (idades: 17, 21, 21, 20, 15 e 22 anos, as respostas estão na mesma ordem).


• O que significa igreja pra você?

1. Presença de Deus, lugar de paz, viver e aprender;
2. Viver e aprender em comunhão com os irmãos;
3. É importante para a formação do ser humano;
4. Lugar acolhedor. Pra mim deus não está só na igreja, posso rezar em qualquer lugar, vou pra igreja para encontrar os irmãos;
5. Casa onde converso com Jesus e reflito meus problemas;
6. Tudo de bom caminho, luz, liberdade, amor, meu segundo lar, devo tudo a igreja: honestidade, caráter, conhecimento.

• Como vocês percebem a VR na relação com os/as jovens

1. Gostaria que a VR não fosse do topo e sim da base. Tem que ter um contato com a gente, aproximação, jovem gosta disso.
2. Pessoas escolhidas para passar a palavra de Deus e fazer um papel social;
3. São pessoas revestidas de humildade;
4. A VR é uma doação, mas nem todas todos/as da VR estão preparados pra isso;
5. A VR está mais próxima do povo até no jeito de se vestir.

• Qual a maior dificuldade em ser jovem?

Responderam em geral: enfrentar a sociedade, a violência, a droga, conseguir estudar, ter um emprego, ser alguém na vida.

Qual a maior dificuldade que vocês encontram para trabalhar com jovens?

O mais difícil é juntar o pessoal, a maioria dos jovens estão muito dispersos e não querem saber da igreja.

O seminário nos deu muitas pistas de como acessar as juventudes, o que esperam de nós.
Conheça melhor o Projeto Juventudes entrando no site Fé na Prevenção WWW.fenaprevencao.gov.br

Irmã Suelí de Santana CF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog