domingo, 5 de dezembro de 2010

I ASSEMBLEIA DA AME – PALMARES- PE

No dia três de dezembro de 2010, foi realizada a I Assembleia da Articulação Municipal de Entidade (AME) no Centro de Treinamento diocesano de Palmares-PE, estiveram presentes 19 pessoas, representantes de 14 entidades. Logo no início dos trabalhos, tivemos a presença de D. Genival que passou para saudar o grupo e justificar a ausência em função de outro compromisso. Em seguida, deu-se início ao momento de animação e mística facilitado por Ir. Lindalva Alves Cruz e D. Cícera Silvestre seguido da apresentação do grupo dinamizada por Mauriceia da Silva e Gilmário Agra.
Em seguida, Carlos Calheiros e Geovani Leão fizeram um resgate histórico da AME enfatizando sua rearticulação neste novo cenário das enchentes como instrumento de mobilização social.
Posteriormente, Carlos Lima da CPT/Alagoas, fez a análise de conjuntura, o mesmo iniciou destacando a frase de Leonardo Boff: “O destino da Terra e da humanidade coincidem: ou nos salvamos juntos ou sucumbimos juntos”. Com isso, trouxe presente à realidade de nosso planeta, afirmando que antes pensávamos que o planeta era uma coisa e nós seres humanos outra. Hoje, precisamos ver o planeta como ser vivo e o ser humano como parte integrante do mesmo. O sistema capitalista, sempre nos passou à idéia de que as coisas eram infinitas, contudo sabemos que isso é engodo.
Hoje de todos os lados, nos vem um grande estimulo ao consumo, até mesmo pelas políticas governamentais. A grande questão está em como manter a preservação da vida dentro de um sistema capitalista de produção e do consumo? Pois, historicamente o modelo capitalista passou a falsa impressão, através da ideologia de que o que importa é o crescimento econômico, o resto é secundário... Esta lógica não considera que os recursos naturais são finitos.
Outro ponto destacado é a crise energética, o grande avanço de construção de hidrelétricas pelo país todo, para manter a produção. A sociedade atual é insaciável por energia... Desta forma, o governo brasileiro procura inserir no contexto mundial, como a fomentação do PAC, a partir das construções de novas hidroelétricas, da transposição das águas do Rio São Francisco, da expansão da área plantada de cana de açúcar...
Diante disso, o país insiste num modelo de produção de energia suja, para atender as demandas dos países desenvolvidos e de suas empresas.
A partir destas colocações, foi realizada uma breve leitura das enchentes de junho de 2010 em Pernambuco e Alagoas, deixando um grande questionamento, ou seja, como transformar este momento em mobilização social e em conquistas de políticas públicas.
Após as colocações de Carlos Lima, foi aberto para um pequeno momento de debate e de contribuição do grupo.
Em seguida, Ir. Lindalva fez o encaminhamento para o trabalho em grupo, com as seguintes questões:
a) Como você avalia a capacidade de luta e resistência da AME: Alta, Média ou Baixa?
b) Escreva os principais obstáculos enfrentados pela AME.
c) Escreva os maiores desafios da AME.
d) O que você considera como conquistas?
e) Escolher três maiores problemas para serem enfrentados em 2011.
Posteriormente, o grupo foi para o almoço e no retorno realizamos a socialização do trabalho em grupo. Dentro de todas as questões apresentadas foram definidas como prioridades para a AME, os seguintes pontos:
• Fortalecimento da Identidade da AME, sua estrutura e ampliação;
• Cultura e Meio Ambiente;
• Mobilização e Controle Social;
Destacando como linha transversal a formação e capacitação.
A partir das prioridades foi realizado o encaminhamento do planejamento destacando alguns pontos. Entretanto, ficou marcada uma reunião para o dia 22 de dezembro, onde serão definidas algumas atividades e confraternização. Assim, deixamos em aberto o planejamento para uma posterior retomada.

Palmares, 04 de dezembro de 2010.
Irs. Lindalva e Marisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog