
As famílias são obrigadas a morar em tendas apertadas, quentes e sem qualquer infra-estrutura. Nem mesmo comida e água são fornecidas pela prefeitura. Segundo os relatos das vítimas, a única forma que os trabalhadores têm para se manter é por meio das doações. “O sol queima mesmo aqui dentro. Não é só o calor que incomoda. Nos dias de chuva é preciso improvisar com plásticos para não molhar o pouco que foi salvo e está amontoado nas barracas. Até água para beber é problema” (O Globo, 23/1/2011).
Segundo relato dos desabrigados, o governo de Pernambuco, bem como a prefeitura de Palmares, está mantendo as vítimas das enchentes em condições desumanas. Não bastasse ter que enfrentar as tragédias, perder suas casas e todos os pertences, alguns inclusive perderam seus entes – as famílias ainda tem que enfrentar os ataques posteriores. Para se ter idéia do absurdo, além de não oferecer qualquer assistência as vítimas, a política da prefeitura é de inclusive acabar com os abrigos improvisados. De acordo com as denúncias, os funcionários da prefeitura estão pressionando diariamente os desabrigados para que os mesmos aceitem a esmola de R$ 150 que recebem para se manterem (auxílio-moradia).
A proposta é de um absurdo sem tamanho. O valor não paga nem mesmo o aluguel, que dirá ser o suficiente para manter as famílias – que inclusive terão que comprar todos os móveis que foram perdidos nas enchentes. O objetivo do governo é acabar de vez com os abrigos sem, no entanto, fornecer as moradias que a prefeitura tem por obrigação construir para os atingidos pelas enchentes. Mesmo tendo recebido verbas para as moradias, Dez meses já se passaram sem que nenhuma casa tenha sido entregue. A previsão inclusive é a de que as mesmas só sejam entregues em dezembro.
É óbvio que as famílias não conseguirão se manter, nos acampamentos, pois é um verdadeiro inferno.
Clique e veja o vídeo:
FONTE: www.girope.com.br/noticias.php?id=10778
Outras notícias de nossa missão está em:
http://mravacaria.blogspot.com/
Abraços e uma Feliz e Abençoada Páscoa!
Marisa do Amaral
Feliz Páscoa a todos da Provincia!
ResponderExcluirbjs