terça-feira, 24 de maio de 2011

ENCONTRO DA COORDENADORIA

Nos dias 20 a 22 de maio de 2011, as Irmãs da Coordenadoria da Bahia estiveram reunidas em Salvador-BA, onde foram acolhidas com carinho pelas irmãs da fraternidade, Luciene e Patrícia, e entre si, todas alegres e felizes de poder se encontrar e partilhar a caminhada de discípulas missionárias, no seguimento de Jesus Cristo, a serviço do Reino de Deus.
O encontro teve inicio com o momento orante preparado pela fraternidade de Feira de Santana, a partir do texto de Jo 1,1-12, aprofundando o lema do capítulo provincial: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), o qual proporcionou um belo período de reflexões e partilhas.
Logo em seguida, houve a partilha das fraternidades de sua vida/missão, muita vida acontecendo em todos os lugares, muitas novidades. Assim desta forma cresce o espírito de comunhão fraterna, solidariedade e compromisso entre o grupo.
Após foram realizadas a socialização da tarefa proposta pela comissão capitular as fraternidades, onde foram colocados os desafios e os passos novos. Desafios este que se faz presente em âmbito de nossa vida/missão, na vida eclesial, nas políticas públicas e a grande crise ecológica. Também dentro destes aspectos foram colocados os passos que estão se dando em cada realidade.
Em seguida, Ir. Tere Foppa fez um aprofundamento sobre a missionariedade, baseando-se no livro “Vai! Eu estou Contigo!” de Frei Carlos Mestrs. Onde cada irmã foi convidada a fazer uma análise de sua própria vida e vocação perfazendo os mesmos passos que Deus percorreu para dar uma resposta adequada à sua vocação: Ouvir, lembrar, ver, conhecer, descer, decidir, chamar. Segundo Carlos Mestrs: “Não são passos distintos um depois outro, mas são vários aspectos da resposta que damos ao chamado que recebemos”. Ainda “A nossa vocação é a vocação de Deus. Deus quando chama e envia em Missão faz superar os pretextos. Nós poderíamos elencar muitas vocações: Jeremias, sou ainda muito jovem; Amós, não sou profeta, nem filho de profeta... E nós quais os nossos pretextos”. Assim, foram vários questionamentos que levou o grupo a refletir sobre a vocação-consagração-missão.
Ainda dispôs-se de um tempo para a organização das equipes de formação, diaconia e SAV, as quais fizeram a avaliação da caminhada de 2010 e planejamento para 2011. Em seguida, fizeram a partilha e como grupo os encaminhamentos necessários.
Houve ocasião para refletir a questão econômica, formação continuada, as questões do Ano Capitular e comunicações diversas.
Alegramo-nos com partilha dos “quitutes” muito rica e diversificada de cada fraternidade, com a sintonia das irmãs ausentes, das jovens aspirantes e do povo de nossas comunidades.
Assim, cada irmã saiu mais fortalecida para continuar sua missão. Algumas foram participar da celebração de beatificação da Ir. Dulce, “o anjo bom da Bahia”.
Marisa Ribeiro do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog