segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROTAGONISMO JUVENIL

A característica fundamental dos jovens é o dinamismo. Os jovens são essencialmente dinâmicos. É que a vida, até biológica, é sempre cheia de novidades. Este elemento conflui, de alguma forma, com o protagonismo. O protagonismo também é uma descoberta: o empoderamento é algo que se vai revelando. Há dinamismo. Essa identificação dessas duas realidades vividas e experienciadas no concreto da vida do/a jovem nos leva a afirmar que o protagonismo, por um lado, está presente nos jovens e, por outro, que os jovens anseiam serem protagonistas.


Todos somos chamados a vivermos nosso protagonismo, inclusive os jovens. Assumindo essa “descoberta”, esse “chamado”, essa “vontade de ser”, nossas capacidades são desenvolvidas, nossos talentos aperfeiçoados e colocados a serviço próprio e dos demais e o crescimento é “maior’, mais “envolvente” para a pessoa, e o impacto transformador, no meio social, vai se tornando mais significativo. O crescimento do/a jovem trás benefícios para os que vivem com ele/a. Não acontece da noite para o dia é um processo árduo e prazeroso. Edifica-nos como pessoas humanas e humanizam nossas relações com os demais.


Segundo Ferdinand, “empoderamento significa em geral a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais” . O empoderamento devolve o poder e a dignidade de quem busca a liberdade de decidir e controlar o seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.

Nos espaços juvenis esses discursos não verbais estão muito presentes, nem sempre conscientes, mas estão guardados neles e se traduzem nas múltiplas formas criativas que aparecem nos grupos. Desde a atitude de assumir algum serviço ou responsabilidade diante dos outros, até motivando os que assumem tarefas.http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia8/artigos1.php


O protagonismo provoca, motiva, exige a organização. Todas as organizações são formas acabadas de iniciativas protagonizadas por pessoas. Nenhuma organização acontece por acaso ou achasse pronta. Mesmo copiada ela não é a mesma. Chama a atenção esses elementos porque qualquer grupo juvenil é organizado do jeito dos seus membros, na proporção que protagonizam suas vidas. As organizações juvenis são dinâmicas e carregadas de espontaneidade, porém, tudo conflui para um objetivo comum.

Nos espaços juvenis esses discursos não verbais estão muito presentes, nem sempre conscientes, mas estão guardados neles e se traduzem nas múltiplas formas criativas que aparecem nos grupos. Desde a atitude de assumir algum serviço ou responsabilidade diante dos outros, até motivando os que assumem tarefas.

Ao mesmo tempo em que o jovem é sujeito de suas decisões, é bonito na caminhada ver os compromissos assumidos, as mudanças geradas, as oportunidades criadas e a história tomando rumos diferentes. A esperança que brota da vida grupal faz a caminhada acontecer. Quando o protagonismo é vivenciado e promovido, as pessoas são símbolos de esperança. Relembramos, os jovens são a própria esperança no mundo. (LEIA MAIS... sec.psfa@yahoo.com.br)

(Edenilso Borille- Monografia de conclusão apresentada ao Curso de Pós Graduação em Juventude. Prof.: Hilário Dick)

"Nada acontece por acaso. Tudo passa pelas relações que se estabelecem com as pessoas e com os meios que interagimos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog