segunda-feira, 31 de outubro de 2011

INAUGURAÇÃO DA CAPELA PAZ E BEM

No dia 01 de outubro de 2011, foi inaugurada a capela da Casa de Encontros Paz e Bem.

Que neste espaço, convicções sejam reavivadas, propósitos mantidos, provações, dores da alma e da mente sejam superadas, alegrias compartilhadas, vocações sejam respondidas com decisão... Que aqui o perdão, a Paz e o Bem preencham cada oração.

O arquiteto Ari Acioli explica detalhadamente a obra!

Arquitetar uma Igreja representa um desafio muito maior do que projetar uma residência, uma loja, um restaurante, um hotel, um teatro, um estádio de futebol... Ao pensar a edificação, de uma Igreja o arquiteto deve sempre estar ciente de que o fruto concreto da sua criatividade será a casa de Deus, e será um ambiente confiado a uma comunidade viva para que toda glória seja dada a Ele, no limite daquele espaço, entre aquelas paredes. Isso para que não se ocorra o risco de que a arquitetura não passe de mera expressão religiosa e não atinja o Sacro, o sagrado, aquilo que é expressão imediata da beleza de Deus.

Desde os primeiros contatos e reuniões com as irmãs, procurei adentrar, com muita delicadeza na riqueza da espiritualidade franciscana que as anima, descobrindo que também são chamadas a missão de anunciar a boa nova começando pelos mais pequeninos, Li os livros que contam a história da Congregação, procurei conhecer quem fôramos pioneiros que deram o sim ao chamado de Deus para essa missão singular, na Igreja e para a sociedade.

Ao longo de um ano o projeto foi desenvolvido em etapas, sendo aprimorado através do diálogo e da troca de idéias, impressões, expectativas mútuas, num processo rico e participado.

Após dois anos, espero que esse templo, do modo como foi arquitetado, seja de contribuiçãopara o projeto missionário das Irmãs Catequistas Franciscanas. Alguns elementos da idéia arquitetônica.

O espaço celebrativo: este espaço tem o desígnio, o princípio de ter o local do encontro com deus na liturgia e na oração. esse encontro eucarístico tem como elemento central o ALTAR, a mesa eucarística , onde a comunidade cumpre as palavras de Jesus; “Fazei isto em memória de mim”. Aqui repetimos solenemente os momentos do cenáculo, onde o Cristo se dá no Pão.

Também aqui , proclama-se a palavra: O AMBÃO

não é mera estante do leitor, o apoio da Bíblia, mas representa, essencialmente, Jesus que, anuncia na sua palavra , que são palavras de vida eterna. Também aqui o sacerdote preside a celebração, do qual todos os presentes são celebrantes. E para representar o Cristo, ele ocupaA SÉDIA, a cadeira do sacerdote. É natural, então que esses três elementos dispostos dessa forma são um convite para nos reunirmos ao redor do banquete



Primordialmente essa capela foi pensada de modo a proporcionar ao máximo essa proximidade do altar, onde todos também se sintam e façam a experiência da proximidade uns dos outros. Em uma refeição familiar, todos se sentam ao redor da mesa. E o Cristo diz: “nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

A Eucaristia está presente no Tabernáculo, o SACRÀRIO. A peça , confeccionada em madeira em modo muito simples, ostenta na sua porta, a cor dourada, que é a cor que representa, na arte sacra , a glória de Deus. Em baixo relevo, ao centro, vê –se um Sol que é Deus, que remonta também ao Pão. Também encontramos elementos das uvas e do peixe, símbolos essencialmente cristãos.

A CRUZ DE SÃO DAMIÃO, aqui apresentada com uma réplica, é a cruz cujo original encontra-se em Assis, na Basílica de Santa Clara. Esse Ícone é de estilo bizantino, de autoria desconhecida e que tem data aproximada do ano 1.100. Traz, além do Cristo, vários personagens da história da salvação. Francisco de Assis certo dia , estava rezando diante da cruz, quando escutou uma voz que dizia: Vai e reconstrói a minha casa. Portanto, para toda a família franciscana, esse ícone representa todo o empenho missionário.

O Espaço onde está o sacrário e a cruz está revestido me pedra natural, lembrando uma gruta, pois esse foi o ambiente muito querido a Francisco,pela sua pobreza, pela sua austeridade. O revestimento em pedra também é visto na entrada da capela, na parede curva que acolhe o visitante, convidando – a entrar e experimentar o ambiente de oração.

As imagens de devoção – A virgem Maria (N.Sra. das Graças) São Francisco e Santa Clara- tem o seu espaço nos nichos laterais e, juntamente com a assembléia, se voltam para o centro do espaço sagrado, que é o Cristo. Pois também para eles Jesus foi o centro de suas vidas.

O TAU- a forma como o altar foi construído nos remete ao Tau, que também vemos na torre. Trata-se de uma representação da cruz, sendo a mais antiga grafia nessa forma na história do cristianismo. Os biógrafos franciscanos nos dão testemunhos da importância que São Francisco dava ao TAU, o Santo venerava com grande afeto este sinal, O sinal do Tau era preferido sobre qualquer outro sinal, o recomendava, freqüentemente, em suas palavras e o traçava com as próprias mãos no rodapé das breves cartas que escrevia, O traçava no inicio de todas as suas ações, com ele selava as cartas e marcava as paredes das pequenas celas.

Toda a concepção dessa edificação quis ser proporcionalmente, em linhas simples e puras. Pois fala a simplicidade da vida em Deus, tal como Francisco nos demonstrou com o seu carisma da Pobreza, que ele chamou de irmã. O formato do telhado, me duas águas, remonta também ao espaço da tenda, que biblicamente, é o espaço da convivência na graça de Deus. De fato, durante a transfiguração, os apóstolos maravilhados diante da visão do Senhor glorificado junto aos profetas, exclamaram: permaneçamos aqui e façamos três tendas.


Enfim essa construção procura também se harmonizar com o conjunto arquitetônico já existente, onde as irmãs habitam e promovem encontros e retiros, beneficiando espiritualmente a muitas pessoas, grupos e movimentos.

Estou feliz por ter dado, com este trabalho, a minha contribuição para essa conquista das irmãs Catequistas Franciscanas. Espero que essas paredes, esse teto, a estrutura, os tijolos, a argamassa, as tintas, os revestimentos, a madeira, as luzes, a eletricidade, enfim... tudo o que compõem e sustenta essa casa, também eles dêem glória a Deus.

Momento do coquetel!

Estavam presentes na inauguração da capela: Irmãs do Governo Geral(Joinville) Irmãs da Divina Providência, alguns trabalhadores que fizeram a capela, simpatizantes do Carisma Franciscano, Irmãs da Província São Francisco de Assis, os vizinhos, Dom Moacir de Vitti, Padre Carlos Donizetti e amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog