domingo, 4 de dezembro de 2011

CURSO MISSIONÁRIO

 De 21 a 25 de novembro aconteceu no CCM em Brasília, a Semana de formação sobre a Missão Continental e as Diretrizes Gerais da Ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O encontro contou com a participação  de 60 pessoas entre leigos, religiosas, bispos e  sacerdotes ligados à dimenção missionária. Toda a reflexão e estudos tiveram  como conteúdo norteador “a missão profética da Igreja no Brasil”. Foram discutidos e apresentados projetos missionários construídos à luz das DGAE, visando implementar a ação missionária da Igreja no Brasil, com os olhos voltados para a missão ad Gentes, inter gentes e além fronteiras.
Dentre os projetos, tiveram destaque: Animar o projeto das Igrejas-irmãs, expandir a Infância e Adolescência Missionária (IAM), fortalecer a organização dos diversos níveis dos Conselhos Missionários (Regionais, Diocesanos, Paroquiais), usar os meios de comunicação e as redes sociais para a animação missionária, participar nos cursos missionários oferecidos no Brasil; articular, acompanhar e partilhar as experiências missionárias, entre outros.


Ao longo da semana houve espaço para a discussão e apresentação de vários temas que visaram responder aos objetivos do evento. D. Leonardo Ulrich Steiner, ,  secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que esteve presente na  abertura da Semana , falou sobre o processo participativo por parte dos bispos na elaboração das DGAE e destacou três palavras-chaves do primeiro capítulo: gratuidade, alteridade e encontro. Segundo ele, estes pontos são elementos essenciais do cristianismo. O ser missionário nasce do Outro. Isto é, do encontro e da admiração do outro. É resultado do encantamento, da admiração que gera a gratuidade,  não da obrigação. A gratuidade é fonte que sacia a sede, sem nada de eu..., de cálculos, de medidas,... Ela se realiza na Cruz de Cristo. O Cristo Crucificado anunciado por Paulo. O crucificado no alto da cruz é a perda, suspensão de tudo. Ele não tem terra, nem céu. O alto da Cruz, é a perda, a pobreza de Deus. Jesus perdera tudo, mas não o essencial. Por isso pode dizer: “Em tuas mãos entrego meu Espírito”. Nada mais Ele reteve de si. Tudo entregou ao Pai. A essência de ser cristão é a intimidade e a certeza do Deus amoroso, cuidadoso..., que leva a tudo oferecer na solidão, no escuro, na incerteza. Estas três palavras: Encontro-gratuidade-alteridade, portanto, não são conceito, mas dinâmica da vivência cristã.

 Padre Paulo Suess, assessor teológico do COMINA e do CIMI, iluminou o segundo dia do encontro com uma reflexão crítica na qual  procurou discernir e levantar elementos das DGAE fazendo uma comparação da caminhada missionária da Igreja no Brasil nos últimos 30 anos. “Estamos numa mudança de época. Como podemos responder a essa mudança de época se nós temos dificuldade de mudar nós mesmo?”, questionou o teólogo. “O que Deus quer falar nessa nova realidade?”, provocou.



As Pontifícias Obras Missionárias (POM) fizeram uma exposição, no dia 24, sobre Missão Ad Gentes (Além-fronteiras). O secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Savio Corinaldesi, destacou o conteúdo sobre essa dimensão missionária presente no documento e refletiu sobre os desafios desse aspecto para a Igreja. “A Igreja precisa sair de si, ir em busca, se colocar à disposição”, afirmou. Completaram a exposição os secretários da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM), respectivamente, os padres André Negreiros e Marcelo Gualberto, que falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelas POM.



A diversidade e a troca de experiências  foram os elementos agregadores do  encontro, que  foi rico pela diversidade dos participantes.  Nas partilhas apareceram experiências concretas realizadas no Brasil, bem como  além fronteiras.




Irmãs Celestina Peron e Ana Fusinato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog