FURLIN, Neiva. Teologia e Gênero: A docência feminina em
instituições católicas. REB - Revista
Eclesiástica Brasileira. , v.284, p.880 - 910, out. 2011.
Nesse artigo Neiva Furlin evidencia o quadro atual da
docência feminina nos cursos de graduação em teologia, bem como as condições
postas que reproduzem a desigualdade de gênero, nesse campo do saber. A
pesquisa foi baseada nos dados coletados por meio de um questionário enviado às
instituições católicas de teologia e no Censo/2005 do INEP, sobre o ensino
superior. Os resultados evidenciam uma participação reduzida de mulheres com
índices elevados de desigualdade nos quadros da docência que, em parte, se deve
às práticas culturais e institucionais reproduzidas e legitimadas por uma ordem
simbólica androcêntrica, que tem sido hegemônica no espaço teológico.
Entretanto, considera-se que apesar da presença feminina ser reduzida, ela é
também significativa, uma vez que as mulheres começam a se constituir em
sujeitos de saber e de poder em um lugar que, historicamente, foi reduto do
sujeito masculino. (http://www.franciscanos.org.br/itf/revistas/reb/284_5.php)
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