terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PUBLICAÇÃO- IRMÃ NEIVA


FURLIN, Neiva. Teologia e Gênero: A docência feminina em instituições católicas. REB - Revista Eclesiástica Brasileira. , v.284, p.880 - 910, out. 2011.
Nesse artigo Neiva Furlin evidencia o quadro atual da docência feminina nos cursos de graduação em teologia, bem como as condições postas que reproduzem a desigualdade de gênero, nesse campo do saber. A pesquisa foi baseada nos dados coletados por meio de um questionário enviado às instituições católicas de teologia e no Censo/2005 do INEP, sobre o ensino superior. Os resultados evidenciam uma participação reduzida de mulheres com índices elevados de desigualdade nos quadros da docência que, em parte, se deve às práticas culturais e institucionais reproduzidas e legitimadas por uma ordem simbólica androcêntrica, que tem sido hegemônica no espaço teológico. Entretanto, considera-se que apesar da presença feminina ser reduzida, ela é também significativa, uma vez que as mulheres começam a se constituir em sujeitos de saber e de poder em um lugar que, historicamente, foi reduto do sujeito masculino. (http://www.franciscanos.org.br/itf/revistas/reb/284_5.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog