sexta-feira, 16 de maio de 2014

De São Gabriel da Cachoeira

                   ‘’ Quando os pés o chão tocarem... Vida nova há de brotar... ’’
                                                                                        
 Renato Parmagnaní.






Queridas Irmãs em Cristo, Paz e Bem!
Bendito seja Deus por tudo e em tudo. No dia 16 de Março de 2014, nossa Província São Francisco de Assis se alegrou e festejou em Mundo Novo os 50 anos de presença e caminhada das Irmãs Catequistas Franciscanas na Bahia; revendo, fazendo memória, marcando e contribuindo na história;  o  ser  "Irmã" do povo.
Com esse espírito celebrativo de discípula e missionária de Jesus Cristo, eu: Irlândia Oliveira Almeida; baiana, após o segundo ano de postulado, no dia 19 de Março de 2014, dia de São José, fui agraciada e convidada a continuar o processo formativo para o noviciado em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas; lugar sagrado com ritos e costumes belíssimos e também lugar cheio de desafios.
Convidada a experimentar o ‘’nascer’’ com o novo; nesta nova terra, novo chão, novo ar, novos cheiros, sabores, novas irmãs e irmãos, novo jeito de ser Igreja e de ser irmã do povo é que aqui estou: nesta terra indígena, natureza magnifica, o ar, as árvores, cantos dos pássaros, a terra, a chuva, o sopro do vento, sol, lua, estrelas, silencio... O encontro com os irmãos (as) me leva a encontrar Deus e logo proporciona um encontro comigo mesma.
Diante da diversidade de etnias: Baré, Desano, Tuyuka, Tukano... (23 povos); alargo o meu olhar, contemplo a face e a presença de Deus Pai-mãe, um Deus que em tudo e em todos está e caminha, o Emanuel.
Nessas águas e florestas bonitas, são muitos os gritos do povo por uma vida mais justa e digna, com direito à saúde e educação de qualidade; é muito forte o grito das mulheres que são agredidas pelos maridos por causa da bebida; crianças, adolescentes e jovens vítimas do trafico de pessoas; drogas, prostituição, abuso sexual; estradas precárias, pois o dinheiro enviado para construção e reforma é desviado... Enfim, tudo isso inquieta e desafia; sinto-me pequena diante dessa realidade que procuro conhecer, ainda em processo de adaptação, aprendiz; mas desejosa de ser sinal, instrumento e presença de Deus nessa realidade.

Busco dar o melhor de mim, integrando-me na fraternidade e comunidade. Junto com as companheiras Fabíola Souza da Silva e Sílvia Eugenia Morales estou acompanhando o grupo de Jovens da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, a Infância Missionária, ajudando a tocar nas missas aos domingos, projeto social com crianças, adolescentes e jovens especiais (surdos), internos da Fazenda da Esperança com o acompanhamento da Irmã Maria Aparecida Marques Fernandes. Estou tendo a oportunidade de ir conhecendo outras realidades...


Assim com dois meses nesta terra querida e sagrada estou deixando os meus pés tocarem  cada vez  mais neste chão, nesta terra com cheiros, sabores, cores, jeitos diversos; aprendendo com as novidades e sinto a vida nova já brotando; ao experimentar e saborear dormir na rede, andar de voadeira( barco), celebrar junto com as comunidades ribeirinhas, comer quinhapira   (peixe com pimenta), beiju, chibé, açaí, pupunha,tucumán...,pois comendo e comungando do jeito do povo, comungo de sua vida, dores, alegrias, tristezas, lutas e esperanças. Na alegre convivência com as irmãs e postulantes, que o bom Deus nos ajude.


Agradeço às Irmãs do governo Geral, à Província São Francisco de Assis da qual faço parte, à Coordenadoria Todos os Santos, à Fraternidade de Feira de Santana pelo apoio, carinho, preces e sintonia; meu agradecimento também à nova Província onde estou, Santa Tereza do Menino Jesus e a nova Irmandade que me acolheu com carinho e paciência.
Deus abençoe grandemente a cada uma; continuo contando com vossas preces, apoio e sintonia; “pois até agora pouco ou nada fiz”.
                           Abraço fraterno: Irlândia Oliveira Almeida
                           São Gabriel da Cachoeira, 20 de Maio de 2014.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog