segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

13º. INTERECLESIAL


13º INTERECLESIAL DE CEBs – 07 a 11/01/2014

 

 

Nas terras do "Padim Cícero" em Juazeiro do Norte- Ceará, realizou -se o esperado 13º Intereclesial de CEBs. Quanta alegria encontrar romeiros e romeiras vindos de todos os cantos do Brasil e de outros países.  Com uma acolhida calorosa, nos hospedamos nas casas das famílias juazeirenses e em seguida participamos da celebração de abertura à frente da igreja dos franciscanos. Foi feita a memória dos 12 intereclesiais.

 

Uma celebração viva e expressiva que trouxe como pano de fundo os ensinamentos de Ibiapina, Padre Cícero, São Francisco de Assis e Conselheiro.
 Dom Fernando Panico – Bispo do Crato – CE afirmou que as CEBs são o jeito da Igreja ser, ou seja, o jeito normal da Igreja ser. Jeito normal de o povo de Deus responder no hoje à proposta de Jesus: ser comunidade a serviço da vida.

 

Romeiros e romeiras ficaram contentes e felizes com a mensagem do Papa Francisco dirigida aos participantes do 13º intereclesial onde dizia: “As  CEBs são um instrumento que permite ao povo chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos” (n.178).Alertava ainda: “não deixe as comunidade morrer".

 

Foram dias de intensa reflexão, com análise de conjuntura e aprofundamento do tema: justiça e profecia a serviço da vida e o lema- romeiros e romeiras no campo e na cidade. Levantamento dos desafios e sinais do Reino de Deus nas comunidades.

 

As oficinas de trabalho eram dinamizadas por chapéus- símbolo de caminhada e peregrinação do povo que tem fé.  Ali eram partilhadas as experiências, desafios e sinais do Reinado de Deus hoje.

 

Não são os grandes planos que dão certo, mas os pequenos detalhes"( Palavras de Padre Cícero.)

 

Romeiros e romeiras tiveram a oportunidade de vivenciar, conhecer e beber das experiências das paróquias onde fomos hospedados. Ali nos organizamos e fomos para a missão - encontrar  famílias, projetos, grupos, jovens, crianças, idosos, doentes, pastorais e  movimento. Uma manhã rica de encontro e festa, mas também de questionamentos. Outro momento significativo foi uma visita  à Colina do Horto - local onde  Pe. Cícero foi enterrado, e bem ao lado o memorial que retrata a vida e história do padim.

 

Uma terra de religiosidade forte de beatos e beatas, caminhadas, romarias e peregrinação; devoção popular que está impregnada em todas as gerações. A oração dos mártires levou mais uma vez a multidão a fazer memória  da tantos cristãos e cristãs que doaram duas vidas em prol da construção do Reino de Deus aqui na terra. Do chão das CEBs  é que surgiram os profetas e mártires e aqui foi bem lembrado a fala de Dom Helder Câmara : “não deixe a profecia morrer”.

 

Vários temas foram refletidos como: espiritualidade do romeiro, justiça e profecia. Carlos Mesters falava que o mundo está sobre três fundamentos da vida: bíblia, reza e amor. Jesus foi como romeiro desde os doze anos- todo ano subia para Jerusalém. Acrescentou ainda: Se os sábios e entendidos querem entender  o Reino de Deus tem que ser aluno dos pequenos.

 

 Como parte da organização, os regionais se encontraram para fazer a eleição do local onde deve acontecer o 14º intereclesial de CEBs 2018; avaliação do 13º e outros informes da viagem de volta.  Dirigimos-nos para o Santuário Nossa Senhora das Dores, lá realizou –se a missa de encerramento com a romaria das CEBs e a caminhada jubilar  em homenagem ao centenário da Diocese de Crato bem como o envio dos missionários e entrega do símbolo ao regional SULÃO- (cidade sede- Maringá-PR).

Com muita alegria romeiros e romeiras se despedem de Juazeiro.

As  CEBs continua viva no meio do povo de Deus.
Éramos 5.046 delegados 
232- padres
146 religiosas
35- representantes de religiões
72 - bispos
20 - evangélicos
68 - assessores
75- indígenas
36- estrangeiros

 

 

Grande abraço. Ir. Silvana

Axé, auerê, aleluia!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog