domingo, 11 de julho de 2010

A experiência de ser doutoranda















Hoje escrevo essas linhas para compartilhar um pouco do que eu faço e do que experiencio como aluna do doutorado em Sociologia, pela Universidade Federal do Paraná.
Assim que conclui a missão na CRB Nacional fui destinada a me preparar para o processo de seleção ao mestrado. Dessa forma, em 2008 ingressei no Mestrado em Sociologia.
Três meses antes da defesa a pesquisa da dissertação foi submetida à uma banca, que avaliou o andamento da mesma. Foi nesse processo que a banca de professores, considerou que minha pesquisa tinha as características para ser defendida como tese de doutorado.
Ao ser indicada para o doutorado, sem defesa do mestrado fiz o salto da graduação para o doutorado e continuo aprofundando a mesma pesquisa. Foi uma porta que se abriu.
Neste ano estou fazendo os créditos (disciplinas) que são específicos do doutorado, os quais exigem uma enorme demanda de leitura diária. Junto com isso, devo produzir artigos para publicação e apresentação em congressos. Para atender as exigências do REUNI, que financia meus estudos, auxilio minha professora orientadora na correção de trabalhos dos alunos da graduação, elaboração de material, na orientação de monografia. Além disso, integro uma oficina de produção de textos para alunos da graduação e dou reforço para uma aluna na disciplina de introdução à sociologia.

Sinto que a experiência de fazer o doutorado, não me faz sentir diferente e nem superior a ninguém. Faz-me sentir pequena e reconhecer, com mais humildade, o quanto ainda “não sei”, o quanto ainda sou “ignorante”, em tantas dimensões da vida e do próprio conhecimento.


"Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância." (Confúcio)

Neiva Furlin
nfurlin@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog