quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Somos enviadas



Morro do Chapéu: 25 anos de presença e doação das Irmãs Catequistas Franciscanas, na Paróquia “Nossa Senhora da Graça” Vida, missão, conquistas desafios, interrogações, buscas...

Celebrar 25 anos é recordar o passado em suas diversas fases e dar impulso ao novo que desejamos ser; É força projetada adiante de nossos sonhos e buscas de mais vida na missão de fazer com que o Reino de Deus continue sendo revelado aos mais pequenos e a vida seja celebrada com dignidade

´´É fazer um retrospecto e um avanço, olhar o passado com olhos do futuro. 25 anos é o resultado de inúmeros sofrimentos e extraordinárias vitórias. Nada se conquista sem luta, sem garra, e sobre tudo sem fé. A todos aqueles e a todas aquelas que fizeram essa história e que hoje são animadores e animadoras : nossa mais sincera veneração, estima, amizade e gratidão.

Hoje somos convidadas a abraçar com alegria e generosidade a missão de testemunhar a presença de Deus . Somos discípulas missionárias de Jesus Cristo nesta terra, pluralista e complexa. Temos a certeza de que Ele não nos deixará sozinhas, pois Ele mesmo disse: “ Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt.28,20)

Agradecemos a Deus por tudo o que aconteceu neste imenso mundo de Morro do Chapéu e nos municípios de: Cafarnaum, Mulungu do Morro, Canarana, Barro Alto, Salobro e as demais comunidades pertencentes até então, incluindo a sede da Diocese de Irecê. Santa Clara dizia: “Nunca percas de vista o ponto de partida.”

Nossa Missão acontecia e acontece entre um povo muito bom e acolhedor, pobre e alegre, confiante em Deus e batalhador, onde cada irmã sentiu - se acolhida e amada.

Prova disso é que, quando falamos que iríamos celebrar esta vida acontecida e tecida durante esses 25 anos, o povo disse: “Somos nós que devemos fazer esta festa!” E com muito carinho, empenho e dedicação assumiu este evento, que foi celebrado no dia 10 de outubro. A festa foi iniciada com um tríduo, celebrado na sede da paróquia.

Dia 10, na hora do almoço, fomos surpreendidas com música e mensagem, no carro de som, em frente a nossa casa, feito pelo Evandro, a pedido do Conselho de Pastoral Paroquial .

À noite, o pároco Padre Jotaalas Cirilo Gomes convidou todas as Irmãs presentes para jantar em sua casa.

Após o jantar, fomos à Igreja Matriz, onde participamos da Eucaristia, concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese Pe. Jackson Jader Evangelista de Araujo (ex-pároco) e o Pároco Pe. Jotaalas. A Celebração foi muito participada, significativa e bonita. No final da Missa a comunidade presente homenageou não só a nós que lá estávamos, mas a todas as Irmãs que aqui passaram e deixaram sua marca. Depois de tantos abraços e cumprimentos encaminharam-nos para a Confraternização no Centro Paroquial. Lá fomos delicada, calorosa e criativamente recepcionadas: o povo aguardava-nos em silêncio, enquanto entrávamos ao som da música. Tudo estava muito bonito: ornamentação, músicas e tantos bolos de uma beleza imcomparável. Neste evento estiveram presentes: Maria Elena Gonçalves e as Irmãs: Maria Treviso Miranda Zermiani, Iria Cristofolini, Sebastiana José de Oliveira, Patrícia da Silva Cerqueira,Terezinha Peretti, Santa Moscon , Márcia Treviso e Vitalina Tretin,e Dona Isabel amiga de Maria Elena de Miguel Calmom.

Nossa contribuição como ”irmãs do povo e o estar com o povo” muito ajudou no despertar e na formação de lideranças atuantes e influentes e de verdadeiras Comunidades.

Agradecemos a todas as pessoas que encontramos durante estes 25 anos de caminhada e de partilha de vida. Fazemos votos de que a semente lançada produza frutos de amor e de fraternidade e juntos/as, como cidadãos/ãs, construamos a civilização do amor.

Que esta celebração possa reanimar a vida do povo e como discípulas missionárias façamos ecoar aqui a verdadeira esperança naquele que é a certeza do nosso futuro: Jesus Cristo, crido e amado nos irmãos.

Continuemos nutrindo o sonho de melhorar a vida, fecundando o empenho de conhecer, defender e fazer valer os direitos da pessoa humana na prática do amor, da justiça e da paz.

Pela fraternidade Ir. Santa Moscon

O GOSTOSO DA FESTA DOS 25 ANOS

“ Saudade é uma coisa gostosa

Que só podemos sentir,

Sendo impossível definir.”( )

O Reencontro alegre, gostoso, cheio de saudades e de boas recordações, com tantas pessoas queridas, foi o grande presente que a Comunidade do Morro do Chapéu nos ofereceu. Valeu deixar tantos outros compromissos para causar alegria e acolher alegria. Como dizia alguém: ” O povo do Nordeste é cheio de calor humano e nos contamina...” Acontecimentos assim nos provoca e nos convoca, nos reabastece e nos fortalece na MISSÃO.

Parabéns e obrigada irmãs: Santa e Marcia por nos ter convidado e pela ternura e fraternidade com que nos acolheram. Parabéns e obrigada ao Pe. Jotaalas e a toda a Comunidade Paroquial, por tanta delicadeza, sensibilidade e amizade manifestadas em todos os gestos dessa grande Celebração. Obrigada, Padre Jakson pela presença e amizade manifestadas.

Que esta celebração nos revigore no compromisso de que: ”Somos enviadas, como mulheres, a colocar-nos a serviço da vida, para que as pessoas possam reconquistar a própria dignidade”. (CCGG 37)

Irmã Sebastiana José de Oliveira

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog