quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fazei tudo o que Ele vos disser!




Fazei tudo o que Ele vos disser
Era tempo de festa, de selar a Aliança
Quando o olhar atento da Mulher percebeu a alegria ameaçada
Sob o imperativo da vida e no impulso da fé
Ressoa o apelo: “Fazei tudo o que Ele vos disser”
Então, a água se torna vinho e é chegada a melhor parte, o início os sinais.

Vivemos em tempo de festa, de selar a Aliança
Na plenitude do tempo: o Reino de Deus já chegou
Na plenitude do espaço: O Reino de Deus está próximo.
Como na sagrada festa da Galiléia, a alegria sofre ameaças...
Mas também como na sagrada festa da Galiléia,
sob o imperativo da vida e no impulso da fé
Ouve-se a voz da Mulher: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Frente ao olhar da criança que perambula pelas ruas e becos da cidade ou dos jovens entorpecidos, enterrados em seus vícios... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Frente ao olhar da criança que anuncia a esperança de um mundo solidário ou dos jovens que criativamente reinventam as relações... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Quando a mão do empobrecido é estendida à procura de alimento, moradia, saúde, educação, acolhida, compromisso... ou quando as mulheres prostituídas e traficadas exalam suas lamúrias... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Quando os empobrecidos se organizam em cirandas teimosas e com elas conquistam seus direitos ou quando as mulheres manifestam sua força sensível, insistente, persistente, na defesa da vida... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Junto aos povos de tantos nomes, de tantas cores e de tantas etnias, que foram historicamente espoliados pelos donos do poder... ou junto aos desempregados, produtos da perversa ditadura do capital, a mesma que ameaça toda a vida do planeta... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Junto a povos e tantas etnias que resistem e defendem territórios e tradições milenares ou de trabalhadores e trabalhadoras que refundam e transformam a economia e a ecologia... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Frente a atual crise de vivência fraterna, onde não poucas vezes predominam relações autoritárias e individualistas ou diante da lógica da competição e da hierarquia, da difamação, da fofoca e da exclusão... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Frente às tantas iniciativas de transformação, à dedicação e entrega de nossas irmãs no movimento provocado pela inspiração evangélica, na manifestação criativa da alegria de quem se doa... Fazei tudo o que Ele vos disser.
Na memória, sagrada memória do apelo que emerge da voz da Mulher... Seguindo os passos do Filho
Consagradas, discípulas, missionárias
No cotidiano da vida que se tece em silêncio no segredo da história e no movimento dos povos
As barreiras se farão caminhos, a fixidez se fará movimento, a chegada se confundirá com a partida e o medo se tornará a ousadia do risco assumido.
Toda tristeza então cederá lugar à alegria e todas, todos nos jogaremos nos braços da vida, na constante celebração de um Reino que já está entre nós.
Será então a melhor parte, o momento em que a água se transforma em vinho, o início dos sinais.
Quando cada uma e todas juntas, de braços dados com o povo faremos tudo, tudo o que Ele nos disser.

Curitiba, 12/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog