terça-feira, 19 de abril de 2011

SIMPATIZANTES DO CARISMA































“A proposta de Francisco de Assis é contagiante, radical. Uma proposta que pode ser estendida para pessoas que nunca ouviram falar desse grande Santo. As irmãs Catequistas Franciscanas são dinâmicas, alegres, fazem a diferenças nesse mundo ”!

Com essas palavras dos simpatizantes do Carisma Francisclareano partilhamos o que foi o segundo encontro do ano de 2011 na Casa de Encontros Paz e Bem nos dias 26 e 27 de março. Estavam presentes 40 participantes entre leigos e religiosas de vários municípios da região sul do país: Água Doce/SC, Nova Petrópolis/SC, Sobradinho/RS, Jaguariaiva/PR, Curitiba/PR e Vitorino/PR. Estava presente também a Irmã Maria de Jesus Moraes da Província Cleglia Ânesi –Esperantina -PI
Os temas refletidos foram: História da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas assessorado pela Irmã Maria Rosa Zancanaro e Economia solidária e Francisco de Assis com a Irmã Magda Luiza Mascarello.
Irmã Celestina Peron acolheu o grupo e em seguida foi feito um momento orante a partir do tema e lema da Campanha da fraternidade 2011: “A terra geme em dores de parto/ a fraternidade e a vida no planeta.” O grupo foi convidado a contemplar a partir do hino da campanha “Olha meu povo o planeta terra”, a criação de Deus e a ação humana desembocando no compromisso do ser humano com a vida do planeta. Com o slide o grito da terra finalizou –se esse momento.
O grupo se apresentou e colocou também as suas expectativas para o encontro. Na parte da tarde o grupo fez um passeio, viajando por alguns pontos turísticos de Curitiba: Ópera de Arame, Parque Tanguá, e Jardim Botânico.
No Domingo pela manhã Irmã Maria Rosa Zancanaro fez as colocações sobre a história da Congregação destacando alguns aspectos: os fundadores, a instituição, o número de associadas, organização, serviços e desafios da vivencia da Irmã Catequista Franciscana hoje. Em seguida Irmã Magda Luiza Mascarello falou sobre a vida de São Francisco e Santa Clara a partir da economia solidária, interligando com o tema da campanha da fraternidade.
O grupo fez um trabalho de grupo sobre a espiritualidade francisclariana, depois houve a partilha dos aspectos mais importantes e assim foram conduzidos ao momento de avaliação e sugestões para o próximo.
Uma linda celebração de envio deu-se por encerrado o encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog