quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Festa Franciscana de Nossa Senhora dos Anjos, em união com Clara de Assis!

No dia 02 de agosto, dia da festa franciscana de Nossa Senhora dos Anjos, em união com Clara de Assis, franciscanos e franciscanas, nos reunimos no santuario de Santo Antonio, na Igreja dos Capuchinhos, em Feira de Santana para celebrar os 800 anos do Carisma de Santa Clara com uma celebração eucarística irradiada pela Rádio Sociedade. Para melhor expressar o CARISMA CLARIANO e sua interpelação a cada participante, apresentamos rosas de diferentes coloridos lembrando a ternura com que Santa Clara espalhou o bom perfume de Cristo Jesus.






No ato penitencial apresentamos um copo vazio e a palavra POBREZA, para expressar nosso desejo de sermos preenchidos pelo amor de Cristo como Clara que abraçou a pobreza com intensa força interior. Na acolhida da Palavra apresentamos a sagrada escritura sobre um ESPELHO. Como Clara e Francisco de Assis, espelhando-nos em Cristo e no seu evangelho, teremos condições de fazer frutificar em nós a sua Palavra. Obedientes ao Espírito olhemos dentro do espelho da vocação a que fomos chamados, “pois nesse espelho resplandecem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade” de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Clara preferiu a pobreza a todas as riquezas da terra para poder guardar tesouros no céu. Na alegria de recomeçar sempre de novo, escutemos o que Santa Clara nos diz na 4ª Carta a Santa Inês de Praga: “feliz é você que pode participar deste banquete sagrado para unir-se com todas as fibras do coração Àquele cuja afeição apaixona, cuja contemplação restaura, cuja bondade sacia, cuja suavidade preenche, cuja lembrança ilumina e cujo perfume dará a VIDA.

No OFERTÓRIO lembramos que Santa Clara possui a força de uma personalidade que fascina porque traz a marca de uma profundidade e equilíbrio encantador. Ela soube amadurecer sua forma de amor a Deus e às pessoas concretas, numa dedicação e serviço tornando viva e dinâmica a sua humanidade feminina. Clara revive em si o mistério de Maria em sua plenitude. Oferecemos com o pão e vinho, o avental do SERVIÇO, do qual nunca devemos nos desfazer. No momento do SANTO, as nossas aspirantes: Cristiane, Irlândia e Thaise apresentaram o estandarte do oitavo centenario do Carisma de Clara.




Antes da missa, tivemos um momento de confraternização onde participaram: os frades capuchinhos e conventuais, as irmãs franciscanas hospitaleiras, irmãs felicianas, irmãs da caridade e penitencia cristã, irmãs catequistas franciscanas e membros da OFS de Feria de Santana.

Na alegria de estarmos unidas sob a bênção de Santa Clara e São Francisco de Assis desejamos que a festa de Santa Clara renove em nós o seu vigor de mulher apaixonada por Cristo, vivendo intensamente o seu amor. A todas uma feliz festa de Santa Clara.



A todos/as uma feliz festa de Santa Clara.
Irmã Iria Minosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog