terça-feira, 2 de agosto de 2011

RETIRO EM TERESINA

Nos dias 25 a 31 de julho de 2011, em Teresina-PI, aconteceu o retiro da Província Cleglia Ânesi, com objetivo de dar continuidade às reflexões dos encontros Tecendo Alternativa. Além das Irmãs da província PCA tiveram presente algumas irmãs da Coordenadoria da Bahia,sendo Iria, Luciene, Miranda, Lucélia, Santa e Marisa, da PAMA, Clarisse Berri e Terezinha Dalcegio, Ir.Idalina da Congregação da Providencia de Gap que faz parte da equipe itinerante RR, Ir. Rosa da Congregação Sagrado Coração de Jesus, algumas simpatizantes do carisma e a Ministra Geral, Ir. Teresa Valler.
O retiro foi orientado pela Maria Soave, dentro da linha do evangelho de Marcos, com o tema “ Mulheres que permanecem com Jesus, desde a Galiléia, relendo o Evangelho de Marcos”.
Foi um momento de renovação da nossa fé, como cita a carta aos Hebreus capítulo 11, que resgata a caminhada de homens e mulheres, que através da fé mantiveram firme na busca da promessa e ainda não o possuem plenamente, pois “ A fé é um modo de possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem”. Mostrando assim, que a fé é paradoxal, como é a nossa caminhada “Indo e vindo, trevas e luz”.
A partir disso, adentramos no evangelho de Marcos refletindo e rezando alguns textos propostos pela nossa orientadora. Foram momentos de oração, reflexão e partilha muito intensa, sempre ligando com nossa realidade hoje e os clamores que temos ouvido em nossa missão.
Fomos muito bem acolhidas pelas irmãs da Província Cléglia Ânesi, que expressa em sua atitude o espírito missionário de doação, acolhida e disponibilidade, alegria e entusiasmo.
O retiro foi encerrado com uma grande festa, comes e bebes, celebração do aniversário da Ir. Marinete e muitas danças de vários ritmos e gostos, onde ninguém ficou parada, todas caíram na dança, até mesmo nossa orientadora, que agora é brasileira naturalizada.
Fortalecidas pelas experiências, partilhas e vivencias destes dias retornamos para as nossas irmandades imbuídas do espírito missionário que nos envolve a entrarmos em nossas Galiléias.

Agradecemos a sintonia e preces de todas as pessoas que nestes dias estiveram unidas conosco, a PCA e o governo geral, que continua as reflexões do Tecendo Alternativa.

Marisa do Amaral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog