terça-feira, 13 de setembro de 2011

45ª Assembléia da CRB Regional Salvador

45ª Assembléia da CRB Regional Salvador


Passamos de 500 participantes. Muitos? Sim! Se considerarmos que se trata de um encontro regional. Mas em relação a presença da VRC da Regional, equivale a ¼ das religiosas/os da Bahia e Sergipe.

Mas não somos números! Somos vidas, somos gente, somos consagradas e consagrados que todos os anos sentem a alegria deste encontro. São pessoas que saem dos quatro cantos destes dois estados – Bahia e Sergipe.

Ninguém de cara amarrada, contra vontade... pelo contrário: sorriso estampado no rosto, abraço apertado de quem se encontra de ano em ano. Assim se caracteriza esta assembléia.



O Colégio das Irmãs Sacramentinas foi o lugar que nos levou a cantar: “mira este lugar, espaço aberto pra te acolher”. Na sexta feira dia 09/09 reunimos a Equipe Ampliada (provinciais,regionais, coordenadores dos grupos,coordenadores dos núcleos e a diretoria). O ENSUMA preparou a oração, trouxe no final dez jovens, que carregavam papéis com letras que formaram a palavra JUVENTUDES. Deixaram depois 4 letras tiradas desta palavra e formaram a palavra DEUS, Aquele que É (Ex 3).



A Diretoria toda reunida faz uso da palavra e declara aberta a 45ª Assembléia. Retomamos as prioridades para o Triênio e a Ir Marlene da Diretoria Nacional apresenta os Projetos da CRB e reforça o tema da leveza institucional. Pela tarde debruçamos nos temas da sustentabilidade, dos relatórios econômicos e encerramos o nosso primeiro dia.

Sábado dia 10 - lá vai chegando a VRC de todos os cantos. Num instante o ginásio de esportes se vê diante de um novo cenário. O grito já não é mais de “gol” – mas de pessoas que trazem do “ventre da terra o grito da missão”. O ambiente já nos introduz ao que vamos aprofundar: JUVENTUDES. Tendas espalhadas pela quadra trazem a memória da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, da Bem Aventurada Ir Lindalva, do Padre José Comblin. Outra tenda foi reservada para a memória daquelas pessoas que partiram do nosso meio desde a última assembleia.



O Estado de Sergipe nos ajudou a rezar na abertura na nossa assembleia. A Diretoria saudou a VRC e iniciamos o que chamamos a “mesa quadrada”. JUVENTUDES: O Ir Raimundo nos ajudou a entender o tema na perspectiva sociológica. O deputado estadual Yulo Oiticica fez uma breve colocação das políticas públicas para a juventude. Depois foi a vez da Ir Anette apresentar o tema na perspectiva psicológica. Após cada colocação a juventude da VRC tinha a oportunidade de colocar seu ponto de vista, complementando ou levantando questionamentos.



Fr Valter com o enfoque Teológico e Ir Lucinha com o enfoque Vocacional. Sempre com a intervenção da juventude.



Após o lanche todas as pessoas se dirigiram para o trabalho de grupo por sub regionais – sete ao todo. Era o momento de complementar o que foi dito pelos assessores e contar o que se tem feito em cada núcleo.

No final da tarde houve a partilha do Projeto Consolação e já fomos nos preparando para o momento de Festa! Esteve conosco nosso amigo Gogó que veio de Juazeiro cantar e contar como anda o Rio São Francisco e o projeto da transposição. Ouvimos com muita atenção, mas também dançamos ao som das sua canções.



Domingo, 11 de setembro, Dia do Senhor! Dom Henrique – Bispo referencial para a VRC do Regional Nordeste 3, veio de Aracaju presidir a Eucaristia e dirigir a palavra a todas/os. Após a missa já saímos para o lanche. No retorno Irmã Marlene da CRB Nacional fez uso da palavra. Os sete grupos partilharam o trabalho do sábado e em seguida os assessores/as fizeram as últimas considerações.



Aí veio da “Fila da VRC” – convites, comunicações, datas, denúncias... intercalado sempre com cantos e sorteios... por fim a Diretoria fez uso palavra, convocou as duas reuniões de 2012 (ampliada e 46ª assembléia) e a diocese de Ruy Barbosa numa belíssima oração convocou a VRC de Sergipe e Bahia chegar perto do poço e dizer: JESUS daí-me desta água... todos receberam uma garrafinha de água. Naquele grande círculo agradecemos a Deus o serviço de tantas mãos e corações, que em sintonia fizeram acontecer esta assembléia. Num abraço de “até o próximo ano” nos despedimos. Sentimos a alegria estampada no olhar de cada pessoa.

O que mais nos alegra é saber que tudo isso contribuiu para termos sempre os “nossos olhos fixos em Jesus”.

(A equipe de secretaria e de fotografia em breve vai disponibilizar todo o material).

Continuemos nos comunicando. Repasse esta crônica aquelas pessoas que não puderam participar conosco. Também conte a partir do que você viveu.



Com ternura e gratidão
Irmã Iria Minosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog