terça-feira, 13 de setembro de 2011

Encontro de formação da Pastoral Afro do Paraná




A pastoral Afro-brasileira do Regional Sul II realizou o seu encontro de formação na Casa do trabalhador em Curitiba. Esse ano de 2011 foi escolhido o tema: Ano Internacional do afrodescendente.

O ano de 2011 foi declarado pelo Órgão das Nações Unidas o Ano Internacional do Afro-descendente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,1% dos brasileiros se reconhecem como "pretos" ou "pardos". Significa que mais da metade de população brasileira tem descendência africana.

Este dado motiva uma atenção especial da sociedade brasileira visto que os afro-brasileiros ainda não estão vivendo em condições plenas de cidadania. Um exemplo concreto desta realidade é o numero de 11 milhões de negros, de um total de 16 milhões de brasileiros, estarem vivendo em situação de miséria.
Padre Ari Antônio dos Reis assessorou o encontro, trazendo uma analise da caminhada do movimento negro brasileiro nas ultimas décadas no que refere-se às conquistas e dificuldades. Também trouxe presente reflexão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil proposta para os anos 2011-2015 e que iluminará as atividades da pastoral afro-brasileira.
Iluminada pelas diretrizes a pastoral afro-brasileira é incentivada a contribuir com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, aprofundando o principio de comunhão, construindo a unidade, respeitando e valorizando as diferenças, evitando a dispersão de esforços e iniciativas.
Contamos com a presença de 50 participantes vindos de várias cidades do Estado do Paraná. Discutiremos também a organização do VII CONENC que acontecerá em Londrina /PR.
E momento de graça poder partilhar , somar forças e fortificar nossa espiritualidade em busca dos direitos, do espaço, da valorização da cultura do povo negro na sociedade e na Igreja.

Irmã Silvana Sampaio Gomes
Padre Ari Antonio dos Reis



href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNi2cooj8-EoyeSQ9jVO_6M92gF6TctzPLVodHPCwy7Q8Tuu47_1uPAqiDHAMuP7crI0wLIPeM-Rsxl60GOFEZKF5WQ-CwggilPSeG9a5pDSNXIrEuMRBuuY0uDLeIh2aiLEReAegTaeCh/s1600/DSC00361.JPG">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog