quarta-feira, 9 de maio de 2012

TRIBUNAL POPULAR DO JUDICIÁRIO



 O Tribunal Popular do Judiciário é uma iniciativa de um conjunto de organizações, redes e articulações da sociedade civil em vista de uma reflexão profunda sobre o papel e atuação do Poder Judiciário, considerando um quadro de profunda negação e violação dos Direitos Humanos. A motivação dessa iniciativa deve-se a uma histórica situação de negação e violação dos Direitos Humanos no estado do Maranhão, sem que as instituições que compõem a estrutura do Poder Judiciário assumam efetivamente suas responsabilidades constitucionais.


 Nos dias 21 e 22 de abril de 2012, no centro Zumbi dos Palmares em Itaberaba-BA, aconteceu o 1º tribunal popular do judiciário da diocese de Rui Barbosa-BA , evento organizado pela CPT- Comissão Pastoral da Terra e Cáritas Diocesana, com o objetivo de discutir, problematizar e denunciar coletivamente a atuação do Judiciário .Oferecer denúncias aos organismos de controle nacionais e internacionais das responsabilidades do Judiciário na negação e violação dos Direitos Humanos.
Estavam presentes 70 pessoas representantes de pastorais e movimentos de várias paroquias da diocese de Rui Barbosa, associações, sindicalistas, militantes de partidos politicos, advogados,vereadores, trabalhadores rurais, religiosos e outros.


 O evento foi assessorado pelo advogado Dr. André da OAB de Salvador .
Como trabalho de preparação anterior foi feito um levantamento e seleção de casos que estão encalhados na justiça a muitos anos.
Houve um momento de apresentação desses casos e ao mesmo tempo a plenária se posicionou levantando as duvidas e questionamentos.
Ao final foram feitos os encaminhamentos: criação de um dossiê com os casos apresentados; escolha de dois casos para serem levados ao tribunal popular do judiciário regional, que acontecerá em Salvador ainda em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog