sexta-feira, 2 de agosto de 2013

OS/AS ATINGIDOS/AS PELA BARRAGEM DE SERRO AZUL PARALISAM A OBRA

Nesta quarta-feira (31), por volta das sete horas da manhã, as pessoas atingidas pela Barragem de Serro Azul, paralisaram os trabalhos na barragem pedindo o cumprimento das promessas feitas pelo Governador sobre o reassentamento das famílias.



         Os/as atingidos/as reivindicavam uma Audiência com o Governo do Estado e o INCRA e seus respectivos assessores jurídicos para  fim de negociar a seguinte pauta:
1.   Ressarcimento de 30% do valor das indenizações para as famílias que não puderam mais plantar e colher desde 2011.
2.   Oficialização ao INCRA sobre a ocupação das terras do assentamento Serra dos Quilombos para a construção da barragem de Serro Azul.
3.   Finalizar o pagamento das benfeitorias para quem ainda não as recebeu.
4.   Oficialize a situação dos créditos para produção.
5.   Agilidade no reassentamento das famílias: terra e casa para quem deseja produzir e casa para quem deseja somente a casa.
6.   Garantir que as comissões dos atingidos pela barragem de serro azul possam acompanhar todo o processo de reassentamento das famílias.
7.   O governo do estado repasse ao INCRA a tarefa de  distribuição das terras para as famílias atingidas pela barragem de serro azul, dentro dos módulos mínimos de Reforma Agrária e lhes dê as condições devidas.

A manifestação reuniu aproximadamente 300 pessoas moradoras na área da barragem, engenhos: Verde, Canário, Coruja, União, Pé de Serra e Assentamento Serra dos Quilombos.
Somente às 14h30 foi quando chegou o ouvidor da secretaria de recursos hídricos e energéticos Jorge Araújo para negociar com os/as atingidos da barragem.
O ouvidor se comprometeu em apresentar as reivindicações dos/as atingidos/as pela barragem de Serro Azul  aos órgãos e pessoas competentes e dar uma resposta as solicitação.  
A manifestação foi pacifica, os operários colaboraram acatando a ordem dos atingidos de parar os trabalhos.

Portanto após acordos, os/as atingidos/as liberaram os trabalhos na obra da barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog