quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reencantar


REENCANTAR A VIDA RELIGIOSA A EXEMPLO DE :
SÃO FRANCISCO SANTA CLARA E DAS PRIMEIRAS IRMÃS!

Existe uma palavra que está sendo resgatada hoje: Reencantar! Ela nos remete a uma nova motivação. Ela quer dar mais dignidade e beleza ao nosso projeto de vida, ao nosso programa de vida, à nossa Forma de Vida.

Reencantar é despertar a riqueza que já está dentro de nós, que está dentro do patrimônio do nosso Carisma.

Reencantar é cuidar, preservar, e nunca abafar. Nós valemos pelas escolhas que fizemos, estas revelam a nobreza que habita em nossa vida.

Reencantar a Vida de Irmã Catequista Franciscana é voltar a sonhar como Francisco, Clara, Maria Amábile, Liduina . Sem sonhos não se traça caminhos. Francisco e nossas primeiras viveram de desejos e de sonhos. “Ë isso que eu quero, é isso mesmo que eu procuro, é isso mesmo que eu desejo de todo coração”. “Um ano não para sempre”. Ai daquelas pessoas que não sonham o Novo e o Grande a ser realizado! Pessoas sem sonhos afundam-se no brejo da mediocridade.

Francisco foi um sonhador por isso mesmo foi um realizador. Todo grupo, toda sociedade produz utopias e cada pessoa encontra forças nas utopias. É preciso alimentar a paixão da vontade para se lançar para a vida.

Uma repórter perguntou a Dom Hélder Câmara por que, já octogenário, não perdia a força, a vibração, a jovialidade. Ele respondeu: Ah! Minha filha, é porque nunca deixei de sonhar o melhor para o meu povo!”

Reencantar é sempre querer o melhor. Francisco sempre quis o melhor para a humanidade quis o melhor para o leproso, quis o melhor para a Igreja de sua época, quis o melhor para a sua fraternidade é exatamente por causa disso que se tornou um fenômeno humano e cristão.

Nossas três primeiras Irmãs quiseram o melhor para as crianças daquela época, quiseram o melhor para a Igreja, para a Congregação, por isso, elas são ainda hoje testemunhas de pessoas perseverantes e fortes para serem seguidas.

Nós não somos suas contemporâneas, mas como elas estão presentes em nosso dia a dia. Nossas Primeiras e São Francisco são pessoas de patamares mais altos na passagem espiritual da humanidade... São pessoas santas com alma de Evangelho e coração de Irmão!”Assim deve ser a proposta de nossa vida, viver em profundidade do humano e de todos os relacionamentos”. Irmã Celestina Peron- Ministra Provincial.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog