segunda-feira, 7 de junho de 2010

MISSÃO E SOLIDARIEDADE


(Irmãs em missão no Pará)
As nossas Linhas Inspiradoras e nossas Prioridades tem como pano de fundo a missão da Irmã Catequista Franciscana no mundo de hoje.
"Vai missionário/a do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor". Uma canção que marcou a história de vivencia nas comunidades eclesiais de base na década de 80,a vida religiosa saindo dos seus "claustros" para o mundo, quanta novidade!
Hoje o clamor está no ar, ainda não morreu... Resignificar nossa missão nos espaços onde estamos inseridas é nossa meta. O que significa missão nos tempos de hoje?
Para nos ajudar nessa reflexão coloco aqui uma parte do texto: Missão e solidariedade do nosso amigo Paulo Suess. O texto na íntegra se encontra em nossos arquivos.

Boa leitura!!!

Ao cantar que “a vida só se dá pra quem se deu” (Vinícius de Moraes), o poeta aponta para a dimensão da reciprocidade da vida que é o início da solidariedade. A responsabilidade recíproca entre cada um e a comunidade humana faz a vida desabrochar. Por isso, a prática da solidariedade encontra-se em todos os povos e grupos sociais. Ela varia entre um “fato quase natural”, como, por exemplo, a solidariedade familiar, um “dever”, como o socorro depois de um acidente, e uma “virtude”, como a prática da caridade fora de obrigações legais. A diferença está nas motivações - laços de sangue, punição pela lei ou opções de fé - que permitem uma maior ou menor abrangência da solidariedade. Na larga escala de práticas solidárias, a solidariedade dos cristãos não vai, necessariamente, mais longe do que a solidariedade praticada na base de outras religiões, crenças ou ideologias. Ela tem, porém, fundamentos teológicos próprios e horizontes específicos que permiten fazer um discernimento crítico nos diferentes cenários da vida cotidiana.


Os fundamentos da missão, como amor que transborda, se encontram na teologia da Santíssima Trindade. Na missão de Jesus de Nazaré que foi enviado para anunciar o ano de graça do Senhor (cf. Lc 4,18s) para toda a humanidade, esse amor está configurado como solidariedade, não mais na perspectiva da reciprocidade, mas da gratuidade. A comunidade cristã, a Igreja, foi convocada de todos os povos e enviada para continuar essa missão até os confins do mundo e do tempo. O magistério eclesial, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), fez a leitura do mistério da encarnação do Verbo como caminho histórico e escatológico de solidariedade. Assim “missão e solidariedade” são inseridas na vida cotidiana, mas não se esgotam nela. Ambas são salvíficas ao remeter às raízes mais profundas da miséria humana, à escravidão dos demônios que atravessa pessoas, comunidades e estruturas. Missão e solidariedade se realizam num canteiro de obras onde procuram, geralmente apenas através de pobres sinais, contribuir para a reconstrução das pessoas e do mundo.
Paulo Suess

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog