segunda-feira, 7 de junho de 2010

PARTILHANDO O ENCONTRO


"Lidia escuta e seu coração se abre e decide no guardar para si este presente, comunica a toda a sua família... (ref.At.16,11...)"
Irmãs Paz e bem. Queremos fazer uma breve partilha de nosso encontro de Junioras na região sul, Patagônia que aconteceu no dia 19 de Maio de 2010 em Ñorquin-có. –Argentina
Tivemos como tema “Vida Religiosa, Desafios e perspectiva a partir da proposta do discipulado de iguais” da convergência de Março 2010 de nossa Irma Alzira Munhoz Prov. ICM.
Foi um encontro aconchegante e proveitoso. Ir. Mires G. Nos acompanhou neste dia sendo que este encontro foi precedido do encontro de núcleo Argenchile.
O estudo nos possibilitou a partilhar a nossa vida e o processo de caminhada como mulheres consagradas aqui na missão Argentina. Diante de tudo o que foi estudado o que nos faz animar e continuar é ter em vista o nosso sonho com o sonho de Deus como processo de vivencia do discipulado de iguais.
Somos desafiadas a cada instante a re-significar nossas relações para seguir a Jesus como discípulas e discípulos proclamando a boa nova do mundo alternativo de Deus, de justiça e Amor, curando, libertando e animando os oprimidos. Reunindo todas a pessoas para participar da mesa da vida. A trindade nos convida a viver uma comunidade de iguais na diferença, inculturando em cada realidade onde estamos inseridas, escutando, somado e construindo juntos.
Sabemos que na historia da evangelização as mulheres não aparece como protagonista de suas próprias historias, mas assim mesmo souberam responder os apelos de Deus na historia da sociedade e na Igreja e nós como irmãs catequistas franciscanas em argentina somos interpeladas a escutar estes novos apelos e promover a participação que respeitem a cultura, o tempo e sendo testemunha de presença confiável e amiga, transformando o sistema assistencialista e opressor para fazer valer a vida.
Diante desta partilha sentimos que o discipulado de iguais é uma conquista coletiva e devemos nos encorajar e encorajar as demais pessoas para resgatar seus valores culturais e étnicos a partir da pratica que aprendemos do nosso Mestre Jesus. Que possamos ser uma proposta criativa aproveitando os espaço que temos para realizar pequenas ou grandes conquistas como as primeiras mulheres que lutaram em seu tempo como discípulas missionárias do pai que nos chama a viver nossa entrega e consagração não perdendo a Paz, a ternura, e a Esperança. Que a exemplo de Francisco e Clara de Assis e as três primeiras possamos viver a Paz e Bem entre nós e povo.
Mires Gentila, Sianne de Olivera e Sirlei da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog