terça-feira, 29 de maio de 2012

Noticias Irmã Neiva Furlin

Queridas irmãs


Como estão?

Eu estou bem. A minha lida continua, que é quase sempre a mesma, ou seja, leituras com a realização de fichamentos, participação em seminários e conferencias com a temática de gênero e de feminismo. Agora estou participando, duas vezes por semana, de aulas de um curso de Diplomado da UNAM, com diversas temáticas na perspectiva feminista e de gênero.

Também continuo o contato com o Universo teológico daqui. Já encaminhei, como o apoio da Comissão Episcopal para Vocações e Ministérios da Conferencia dos Bispos do México, o questionário para todas as instituições teológicas daqui, a fim de um estudo comparativo com o Brasil, sobre a participação das mulheres na teologia. Agora é esperar para ver se temos retorno.

Amanhã vou até sede da Conferencia dos Religiosos/as do México. Lá também funciona um curso superior de teologia que é da própria conferencia. É aí que estudam mais mulheres. Vou também, no intuito de agradecer o trâmite que a Conferencia fez para que eu conseguisse hospedagem por aqui.

No mais a vida continua. Povão mesmo pouco contato tenho tido, a não ser no domingo passado quando fui com Pe. Amarildo, da Congregação dos Servos dos Pobres, participar de missas nos chamados “Pueblos”. São bairros em regiões que antigamente estavam mais retiradas da cidade e que ficam próximas as montanhas. Eles se identificam como pessoas que vivem ou dos “pueblos”. Aí existe uma cultura especifica... O padre não manda nada. É a democracia do povo. Eles têm suas normas também no funcionamento das capelas e que vai até eles, precisa entrar neste “mundo cultural”. É uma realidade bem distinta do que. Em geral, eu vejo todos os dias.

Celebrei a festa de Pentecostes com as Irmãs. É a principal festa delas, pois são Filhas do Espírito Santo. Fizemos uma vigília no sábado, com confraternização. Eu fiz uma sobremesa cuja receita eu sei de cor. Adivinhem: torta de maçã. No domingo vieram as irmãs das proximidades. Eram quase 60. Teve Missa com o Núncio Apostólico, um Frances muito simples e simpático. Depois participei do almoço festivo e a tarde toda teve brincadeiras, jogos... O núncio ficou quase até o final.

Mesmo distante, continuo em sintonia com todas. Procuro ler as noticias do site e do blog.

Que a Divina Ruah as ilumine e as fortaleça na missão que cada uma realiza, a fim de que a Festa do Vinho Novo se concretize na trama da vida.

Beijos e abraços, desde as terras Mexicanas.

Neiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog