quinta-feira, 7 de junho de 2012

CURSO DE FÉ E POLITICA

 
Todos nós, cristãos, somos discípulos de um prisioneiro político. Com essa reflexão iniciou-se o curso de fé e política nos dias 02 e 03 de junho no Centro Zumbi dos Palmares, localizado na Praça do Rosário- Itaberaba –BA. Contou – se com a participação das seguintes cidades: Rui Barbosa, Nova Redenção, Iaçu, Itaitê e as comunidades rurais e urbanas da paróquia de Itaberaba. Somou-se ao todo 95 pessoas. Estiveram assessorando esse curso,  Padre Paolo Cugini (Pintadas); Sheila Costa (Assistente social): Tony Sampaio ( professor de História de Salvador)
Padre Paolo iniciou fazendo alguns questionamentos: Qual é o perfil do político que deveria governar uma cidade? Como se deveria governar uma cidade?Com que projeto político se deveria governar a cidade?
Em seguida desenvolveu o assunto a partir da política na época da polis grega. A Polis grega foi uma experiência única e até agora inigualável de administração da cidade.
Sua reflexão foi baseada nos escritos de Hannah Arendt. Para ela a ação política é sinônimo de liberdade. A política é serviço ao bem comum.
Em seguida o professor Tony Sampaio, continuou a sua assessoria com o tema:  História Recente do movimento  político na Bahia, da hegemonia “Carlista”
ao domínio “Petista” (1964 – 2010).
– O Cenário macro político do Brasil e  Bahia no Século XX - Política do café-com-leite e Coronelismo;ditaduras e modernização -ligárquica;hegemonia “Carlista” na Bahia - apadrinhamento político; ditadura militar e ascensão política de ACM; redemocratização’ – Velhas práticas x novas exigências; novos ventos baianos”: a hegemonia política do Partido do Trabalhadores (PT) na Bahia.


No domingo pela manhã a professora Sheila Costa, iniciou sua fala com a frase: é agora? Participação e movimentos sociais. Em uma sociedade como a nossa, onde impera uma cultura de desinteresse e descaso pelo bem comum e pelas coisas públicas, é comum observar atitudes descompromissadas em relação à política.
Ainda no domingo foi bem aproveitado o tempo com os encaminhamentos do Padre Paolo que falou sobre a Lei 9840 – Lei da ficha limpa. O que é o comitê 9840 e como implantá-lo nas nossas cidades.
Para finalizar, o plenário se organizou  em trabalho para pensar a caminhada a partir do curso em suas cidades e comunidades.
Frei Carlos Alberto de Queiroz agradeceu a participação de todos e o bom trabalho dos assessores. Encerrou –se com a oração do pai nosso dos  mártires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog