sábado, 1 de dezembro de 2012

Segunda etapa do mutirão! Progresso para quem?

 
Aconteceu a segunda etapa do mutirão em defesa do meio, na região de Morro do Chapéu- BA, nos dias 26 a 29 de novembro de 2012. Foram visitadas as comunidades de Duas Barras, Fedogosos, Espinheiro I e II, gruta da Boa Esperança, Veredinha, Capão do Pino, Pedra Branca, Assentamento Santa Ana, Cabeceira do rio e Boa Vista.
 
A dinâmica de trabalho foi de visitas às famílias, reunião a tarde e noite com a comunidade tendo como objetivo a  reflexão sobre mineração progresso para quem? Energia eólica e parque ambiental. Muitos outros problemas foram detectados como: trabalho escravo, migração, falta de chuva e outros.
 
Nessa programação  foi incluído a visita a comunidade indígena  da cabeceira do rio, divisa com o município de Utinga, – os índios Payaiás. São 30 famílias cadastradas  que recebem o apoio da secretaria  de justiça e direitos humanos do Estado da Bahia.  A palavra payaiá significa “povos das nascentes – povo do pai”, tem como árvore sagrada a Gameleira.

Diante do avanço das pesquisas minerárias e da instalação das torres de medição de energia eólica, ainda há 06 comunidades que necessitam ser visitadas. Os maiores problemas que enfrentamos nesse primeiro momento da ação das empresas são os contratos de arrendamento ou venda dos próprios territórios que as empresas fazem com os proprietários e os posseiros de forma não transparente ameaçando seus  territórios.
Fizeram parte da equipe as irmãs: Terezinha Maria Foppa, Luiza Foppa, Sianne Rodrigues e Silvana Sampaio e Marieta e Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog