terça-feira, 12 de março de 2013

ENCONTRO DE SIMPATIZANTES - FEIRA DE SANTANA



No dia 10 de março de 2013, reuniram-se na residência das Irmãs Catequistas Franciscanas à Rua Itaboraí, 96, Campo Limpo, Em Feira de Santana BA, os/as simpatizantes do carisma francisclariano: Zuleide Reis Oliveira, Carmelita Lopes Lima, Avani Batista de Sousa Carvalho, Genivaldo Martins da Silva, Edileuza Leite O. Morais, Silvania J. Azevedo de Oliveira, Márcia da Paz Novaes, Jucilene da Silva Oliveira Ramos, Joana Angélica Carneiro, Maria do Socorro Oliveira, Maria Helena Silva Lima, Hélio Cunha de oliveira, Luana da Cruz de Oliveira, Thaíse Alves da Silva e Irmã Iria Minosso. Após umas breves palavra de acolhida e apresentação, iniciamos a  oração do dia com uma pequena celebração com o tema: “Enviadas/os em Missão”... Eis-me aqui Senhor!  Na carta aos Romanos São Paulo exorta: “A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. Todos tem o mesmo Senhor que é generoso para com todos os que o invocam. Quão bem vindos os pés dos que anunciam boas novas” Rm 10, 8.12-15.17.  Aquele que nos chamou é fiel! Somos convidadas/os a “SEGUIR O MESTRE”, “VIVER EM COMUNHÃO” e “CONSTRUIR O REINO”.  É fiel aquele que nos chamou!
Continuando, refletimos um texto em que São Francisco passeando no bosque com frei Leão dialogava sobre ter o coração puro como a água cristalina que cantava entre os rochedos.  Francisco convidava Frei leão a olhar a imensidão e o esplendor de Deus. A santidade não é a realização de nosso eu. Ela é um vazio que descobrimos em nós, que aceitamos e Deus vem preencher na medida em que nos abrimos à sua plenitude.  O nosso nada, nossa miséria, quando aceita, transforma-se em espaço vazio onde Deus ainda pode criar. Contemplar a glória de Deus, alegrar-se com aquilo que Deus é para além do que nós somos, dar-lhe graças por sua infinita misericórdia, aceitar ser pobre, renunciar ao peso das nossas faltas, já não ver senão a glória de Deus e deixar-se iluminar por ela, é ter o coração puro.. Nosso querer se muda no querer de Deus; isto faz a pessoa que, livre de todo interesse se deixa conduzir pelo querer de Deus e uma grande paz invade seu coração. Após a leitura e meditação do texto algumas pessoas partilharam o que mais lhe chamou atenção e fomos convidadas/as a continuar esta meditação durante a quaresma e semana santa.
Em seguida passamos a tratar da programação do grupo de simpatizantes para este ano.  Entre as sugestões ficou o seguinte:
1.       Realizar durante a semana (quinta ou sexta feira santa) um tempo de adoração com temas francisclarianos. Foi constituída uma equipe para preparar um roteiro para ser compartilhado e cada participante poderá adaptá-lo à realidade de sua comunidade. A equipe: Silvana, Maria Helena, Maria do Socorro, Avani, Thaíse e Ir. Iria M.
2.       Realizar dois retiros. Marcamos o primeiro para o dia 04 de agosto. Maria Helena sugeriu um local que será oportunamente divulgado.
3.       Realizar um dia de lazer como família francisclariana. Sugestão: Parque da cidade. Data: 05 de maio a ser confirmada ainda.
4.       Realizar 03 encontros de estudo e aprofundamento do modo francisclariano de ser: temas: 1. Vida de São Francisco e Santa Clara; 2. Carisma missionário francisclariano; 3. A Família Francisclariana portadora de uma missão especial. Sugestão do 1º encontro de estudo: 07/07/13 de manhã.
5.       Ir pensando um projeto de cuidado com a natureza e construir um ambiente saudável: a sociedade do “Bem viver”.
Concluímos o nosso encontro com um momento de oração e a partilha fraterna de um lanche preparado pelas irmãs. (Este pequeno relatório pode ser complementado).

                                          Paz e bem!
                                       Ir. Iria Minosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog