segunda-feira, 18 de março de 2013

Impactos ambientais e sociais da Barragem de Serro Azul


 A construção de uma Barragem de Serro Azul vem afetando os ecossistemas   existentes o rio Una e nas suas margens, destruindo habitats e florestas e contribuindo para o desaparecimento de diversas espécies, reduzindo a biodiversidade aquática.
Vem interferindo ainda no ciclo natural dos processos erosivos e sedimentares que contribuem para a diminuição da capacidade de armazenamento de água devido aos depósitos de diferentes matérias no fundo e incitam ainda para o efeito provocado no caudal do rio a jusante.
 A construção de barragens também tem levado as pessoas a mudarem a sua residência e a longo prazo podem pôr em risco a segurança da população. As famílias e comunidades deslocadas sofrem enormes perdas. O impacto mais evidente é a perda de terras, casas, igrejas, escolas, comércios, etc. Costuma-se chamar este conjunto de impactos de perda dos meios materiais de vida.
 Mas há também uma série de outros impactos menos evidentes que são chamados de perdas imateriais, pois não são coisas concretas que são derrubadas, assim como as paredes de uma construção. É a destruição dos laços e redes sociais afetivas. É isso que acontece com as famílias que, ao serem obrigadas a sair de sua localidade, perdem vizinhos, o contato com amigos de infância, com parentes. Esta perda pode provocar muita tristeza, solidão, depressão. Muitas pessoas sentem a dor de deixar o espaço, onde cresceu, constituiu família, trabalhou a vida toda. As lágrimas banham seus olhos.


Portanto, as famílias que são deslocadas pela barragem têm que começar a vida de novo, em outro espaço. É preciso ter força, coragem e muito animo para tocar a vida em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog