quinta-feira, 4 de abril de 2013

UM ANO DE FEIRA ECOSOLIDÁRIA


UM ANO DE FEIRA ECOSOLIDÁRIA
No último dia 28 de março, a Feira Ecosolidária de Palmares-PE completou um seu primeiro ano. Uma iniciativa que deu certo, tanto para os produtores quanto para os consumidores dos produtos agroecológicos e de artesanatos.
Para comemorar o aniversário da Feira, os feirantes foram presenteados pela Ong Tecendo Cidadania uma visita de intercambio no Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), em Glória de Goitá. Foram 35 pessoas que voltaram maravilhados com tantas alternavas de produção e sustentabilidade de uma propriedade rural.
Os feirantes além de serem presenteados, também presentearam seus consumidores, sorteando no dia 03 de abril uma cesta de produtos agroecológicos.
A feira é realizada semanalmente e tem de tudo, uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, produtos artesanais, e outros.
A feira agroecológica pretende ser um espaço de comercialização e de divulgação dos produtos e dos serviços da Economia Solidária.
Uma regra fundamental da feira é não utilizar ou vender produtos que poluam o meio ambiente ou comprometam a saúde. Um exemplo disso é não vender alimentos com agrotóxicos ou produtos de grandes redes empresariais.
Os agricultores e artesãos ligados a feira devem buscar incessantemente tornar sua terra, seus produtos e sua filosofia de vida coerentes com a essência do trabalho difundido neste espaço, buscando assim, a sustentabilidade, a clareza e a solidariedade.

Além disso, a feira se caracteriza pela venda direta entre os produtores e os consumidores, buscando sempre um preço justo pra quem faz e pra quem consome.
Consumo é outro destaque na feira, a informação que chega aos consumidores é uma peça chave, pois ficam sabendo a origem do produto, quem está envolvido no processo de produção e ainda contribuem para fortalecer a economia das classes populares.
A feira pretende ser um forte espaço de conscientização de questões ecológicas, de incentivo ao pensamento e atitudes ecologicamente corretos para um mundo mais justo, limpo e harmônico.
Outra questão relevante que a principio foi pensada e que esperamos por em prática é a presença e valorização de artistas e movimentos culturais para garantir a animação e para ajudar a pensar e a construir um mundo novo. Ainda estamos buscando meios para a divulgação da feira, temos o projeto rádio feira que em breve queremos por em prática. Outra questão que estamos colocando em prática são reuniões quinzenalmente com os feirantes, no intuito de aprimorar a produção.
Enfim, a feira agroecológica é um espaço onde se pode encontrar uma diversidade de produtos e de pessoas que querem e buscam construir um mundo melhor.
Ainda, enquanto Economia Solidária esta organizando uma Loja Solidária, já temos o espaço e uma comissão está pensando a implantação. Esperamos breve o seu funcionamento.
 Marisa Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Uma irmandade chamada Provincia São Francisco de Assis. Um grupo de 105 mulheres de várias etnias e regiões desse país chamado Brasil. Estão presentes em vários países desse globo. Tem como opção de vida seguir Jesus Cristo ....

Seguidores

Arquivo do blog